Retrospectiva

Mostra de Animação A Caverna 2007

Em 2007 foram realizadas 6 edições:

Na 1ª edição foram exibidos animações produzidas pela Toscographics e dirigidas por Allan Sieber, autor de quadrinhos, cartunista e diretor de animação. Também foi exibido o documentário de Pablo Rodríguez Jáuregui sobre o primeiro animador experimental argentino Luiz Bras.

Na 2ª edição da mostra foram exibidos as animações de Pablo Rodriguez Jáuregui e de seu mestre Luis Bras.

Na 3ª edição foram exibidos as animações de Tânia Anaya (Anaya), Luiz Gustavo Bayão (LGB Criação), Luciana F. Silva (Loopdigital), Lúcio Mazzaro (Interrogação Filmes), Romero da Fonte, Marcos Buccine, Rodrigo Édipo, Plínio Uchôa, Maria Gabriela Cruz, Diego Credício, William Paiva e Leonardo D (todos do Núcleo de Animação Barros Melo).

Na 4ª edição foram exibidos curtas-metragens de consagrados e jovens diretores da animação brasileira: Alexandre Bersot, Marão, Rosaria, Alê Camargo, Éder Cardoso e Yanko del Pino.

No dia 28 de outubro a 5ª edição da Mostra de Animação A Caverna em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), trouxe pela primeira vez o Dia Internacional da Animação (D.I.A).para Florianópolis.

A programação foi de 2 horas de animações (1 hora de animações nacionais e 1 hora de animações internacionais, filmes húngaros e franceses).

Também houve um encontro informal entre animadores residentes em Florianópolis.

No dia 7 de dezembro a  6ª edição da Mostra de Animação A Caverna encerrou o ciclo de 2007 com uma edição especial. Foram exibidos curtas-metragens de autores residentes em Florianópolis, além do curta-metragem carioca Nós Somos Assim de Ricardo Graça e o Longa-metragem baiano  Boi Aruá de Chico Liberato.

Nestas seis edições foram exibidos um total de 111 curtas-metragens de animação, 1 longa metragem e 1 documentário especifico sobre animação. Em total foram 53 diretores  nacionais e internacionais que passaram pela Mostra esse ano.

Mostra de Animação A Caverna 2008.

Em 2008 A Mostra de Animação A Caverna volta a fazer a parceria com Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) trazendo o Dia Internacional da Animação (D.I.A) e mais uma programação extra, a Mostra Infantil de Animação,  para Florianópolis.


 

 

 

 

 

 

 

Mostra de Animação A Caverna 2009.

No ano de 2009 a Mostra teve um crescimento significativo tanto em sua duração quanto em suas atividades. O Dia Internacional da Animação foi exibido em seis espaços diferentes, sendo um deles voltado para deficientes visuais e outro para deficientes auditivos. O animador e ilustrador Alexandre Bersot palestrou sobre as novas formas de produção independente. Houve também o 2o Encontro em Santa Catarina e lançamentos de curtas-metragens de

animação nacionais.